fbpx
glenn-carstens-peters-npxXWgQ33ZQ-unsplash

5 Dicas para colocar suas finanças em ordem

Quando queremos realmente transformar para valer as nossas vidas, precisamos fazer algo diferente do que vínhamos fazendo até então.
Você já deve ter percebido que não adianta esperar por resultados diferentes, fazendo exatamente a mesma coisa.


Alguns dos passos a seguir podem parecer distantes de serem implementados. Seja qual for a razão, entenda que muitos dos limites são criados por nós mesmos.


Faço o convite para que dê um passo adiante e analise cada uma das possibilidades o mais distante possível das suas próprias crenças.
Aí vai:
1) Aprenda a checar o seu extrato semanalmente. Quando a minha vida financeira era um caos, não conseguia olhar para o extrato. Já encontrei outras pessoas com a mesma fobia. Entenda, não olhar regularmente para seu extrato só irá te afastar de uma vida financeira saudável;
2) Livre-se de todas as contas desnecessárias. Já reparou como temos uma tendência de acumular coisas? Se você já mudou de casa alguma vez na sua vida, deve ter percebido quanta tralha somos capazes de juntar, muitas vezes sem perceber. Limpe o armário da sua vida financeira. Coloque todos os seus gastos mensais no papel. Agora olhe tudo isso com a mentalidade de alguém que quer crescer financeiramente e tire tudo aquilo que não for essencial na sua vida. Com o tempo, você vai perceber que algumas coisas vão voltar, mas só terá espaço para aquelas que forem realmente importantes.
3) Vire a chave. Se você quer realmente enriquecer, vai precisar mudar a sua forma de pensar sobre o dinheiro. Quando decidi sair da dureza e me tornar uma pessoa próspera, coloquei na minha cabeça que cada real importa e, a partir daí, fiz com que tudo o que ganhava convertesse para esse objetivo.
4) Faça um fundo para emergências. Você já deve ter ouvido falar que o ideal é ter de 3 a 12 meses de salário no seu fundo de emergência. Tá, eu concordo com isso, mas às vezes estamos tão distantes dessa realidade que largamos o osso antes mesmo de começarmos. Recomendo que faça o seguinte: busque incialmente algo menor. Que tal ter R$ 1.000,00 na poupança?
5) Invista como um profissional. Já vi pessoas que pouparam por uma vida e lá no final tinham apenas o suficiente para custear 2 ou 3 anos da sua aposentadoria. Se você quer ver esse bolo crescer de verdade, vai ter que aprender mais sobre investimentos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp